Desafio: idioma Inglês

O desafio de ensinar e aprender um novo idioma

Aprendendo Ingles

Ha algum tempo, venho convencendo minha esposa a aprender o idioma Inglês, e baseado nisso estamos fazendo esse desafio.

Eu conheço, leio, escrevo e falo e me considero um usuário de nível avançado enquanto ela conhece apenas o básico mas sabe se virar…

Não sou professor nem instrutor mas organizei abaixo um planejamento de aulas para auxiliar a nós dois, ensinarei a ela o que sei e isso me ajudará também a praticar para não perder o costume.

Caso você tenha interesse também, acredito que possa ser útil. E obviamente vamos procurar conteúdos externos para sanar dúvidas e buscar por exemplos,mas se tem alguma dica ou sugestão também. Comente abaixo! É sempre bom ter opiniões que podem melhorar o processo.

Além do plano que deixei abaixo, vou tentar manter uma postagem específica para as aulas.

Segue descrito abaixo o plano de aulas detalhado para ensinar inglês a um iniciante.

Plano de aulas

Vamos dividir o plano em módulos semanais, com um total de 12 semanas. Cada semana terá 3 aulas, totalizando 36 aulas.

O plano inclui objetivos de aprendizagem, conteúdo a ser coberto, atividades e materiais necessários.

 

Semana 1: Introdução ao Inglês

 

Aula 1: Introdução e Saudações

Objetivo:

Aprender saudações básicas e apresentar-se.

Conteúdo:

– Saudações: Hello, Hi, Good morning, Good afternoon, Good evening

– Despedidas: Goodbye, See you later, Good night

– Como se apresentar: My name is…, I am…

Atividades:

– Prática em pares: cumprimentar e despedir-se.

– Apresentação individual: cada aluno diz seu nome.

Materiais:

Cartões de vocabulário, slides de apresentação.

 

Aula 2: Alfabeto e Números

Objetivo:

Conhecer o alfabeto em inglês e os números de 1 a 20.

Conteúdo:

– Alfabeto: A-Z

– Números: 1-20

Atividades:

– Cantar a música do alfabeto.

– Praticar números com flashcards.

Materiais:

Música do alfabeto, flashcards de números.

 

Aula 3: Verbos To Be e Have

Objetivo:

Aprender a conjugação dos verbos “to be” e “to have”.

Conteúdo:

– To be: I am, You are, He/She/It is, We are, They are

– To have: I have, You have, He/She/It has, We have, They have

Atividades:

– Exercícios de preenchimento de lacunas.

– Diálogos simples usando “to be” e “to have”.

Materiais:

Folhas de exercícios, exemplos de diálogos.

 

Semana 2: Família e Amigos

 

Aula 4: Vocabulário de Família

 

Objetivo:

Aprender vocabulário relacionado à família.

Conteúdo:

– Pai, mãe, irmão, irmã, avô, avó, tio, tia, primo, prima

Atividades:

– Criar uma árvore genealógica e apresentar.

– Jogo de memória com cartões de família.

Materiais:

Cartões de vocabulário, modelo de árvore genealógica.

 

Aula 5: Descrevendo Pessoas

Objetivo:

Aprender a descrever pessoas fisicamente e suas personalidades.

Conteúdo:

– Adjetivos: tall, short, young, old, friendly, kind, funny

Atividades:

– Descrever colegas de classe.

– Jogo de adivinhação: Quem é quem?

Materiais:

Listas de adjetivos, imagens para descrição.

 

Aula 6: Pronomes Pessoais e Possessivos

Objetivo:

Usar pronomes pessoais e possessivos corretamente.

Conteúdo:

– Pronomes pessoais: I, you, he, she, it, we, they

– Pronomes possessivos: my, your, his, her, its, our, their

Atividades:

– Exercícios de substituição de pronomes.

– Diálogos usando pronomes possessivos.

Materiais:

Folhas de exercícios.

 

Semana 3: Rotinas Diárias

 

Aula 7: Verbos do Cotidiano

Objetivo:

Conhecer verbos comuns usados no dia a dia.

Conteúdo:

– Verbos: wake up, eat, go, work, study, sleep

Atividades:

– Descrever sua rotina diária.

– Jogo de mímica com verbos.

Materiais:

Listas de verbos, flashcards de verbos.

 

Aula 8: Telling Time

 

Objetivo:

Aprender a falar as horas em inglês.

Conteúdo:

– Horas cheias, meias horas, quartos de hora: o’clock, half past, quarter past, quarter to

Atividades:

– Praticar dizendo as horas.

– Jogos de relógio.

Materiais:

Relógios de papel, atividades interativas.

 

Aula 9: Presente Simples

Objetivo:

Usar o presente simples para falar sobre rotinas.

Conteúdo:

– Estrutura do presente simples.

– Exemplo: I work, you study, he goes, she eats

Atividades:

– Exercícios de preenchimento de lacunas.

– Descrever rotinas de pessoas famosas.

Materiais:

Folhas de exercícios, textos curtos.

 

Semana 4: Alimentação

 

 

Aula 10: Vocabulário de Comida

 

Objetivo:

Aprender vocabulário relacionado a alimentos e bebidas.

Conteúdo:

– Frutas, legumes, carnes, bebidas.

Atividades:

– Listar alimentos favoritos.

– Jogo de bingo com alimentos.

Materiais:

Cartões de vocabulário, planilhas de bingo.

 

Aula 11: No Restaurante

Objetivo:

Saber como se comportar e o que dizer em um restaurante.

Conteúdo:

– Frases úteis: I’d like…, Can I have…, How much is…?

Atividades:

– Simular um pedido em um restaurante.

– Role-play: cliente e garçom.

Materiais:

Cardápios fictícios, diálogos prontos.

 

Aula 12: Expressando Preferências

 

Objetivo:

Falar sobre preferências e gostos pessoais.

Conteúdo:

– Estruturas: I like, I don’t like, My favorite…

Atividades:

– Entrevistar colegas sobre suas preferências.

– Jogo de adivinhação: Adivinhe a comida favorita.

Materiais:

Listas de perguntas, fichas de entrevista.

 

Semana 5:

Casa e Moradia

Aula 13: Partes da Casa

Objetivo:

Conhecer o vocabulário das partes da casa.

Conteúdo:

– Partes: kitchen, living room, bedroom, bathroom, garden

Atividades:

– Desenhar e rotular uma casa.

– Jogo de objetos escondidos: encontrar itens na casa.

Materiais:

Imagens de casas, flashcards de partes da casa.

 

Aula 14: Móveis e Objetos

Objetivo: Aprender vocabulário relacionado a móveis e objetos domésticos.
Conteúdo:

– Móveis: table, chair, bed, sofa, wardrobe

Atividades:

– Descrever sua própria casa.

– Jogo de associação: móvel e cômodo.

Materiais:

Listas de móveis, flashcards.

 

#Aula 15: Preposições de Lugar

Objetivo:

Usar preposições de lugar para descrever onde estão os objetos.

Conteúdo:

– Preposições: in, on, under, next to, between

Atividades:

– Descrever a localização de objetos na sala de aula.

– Jogo de esconder objetos.

Materiais:

Objetos de sala de aula, imagens para descrever.

 

Semanas seguintes (6-12):

Cada semana pode seguir uma estrutura semelhante, focando em novos tópicos como:

 

Semana 6:

Compras e Vestuário (Vocabulário de roupas, diálogos em lojas)

Semana 7:

Trabalho e Profissões (Vocabulário de profissões, descrevendo empregos)

Semana 8:

Tempo Livre e Hobbies (Vocabulário de hobbies, descrevendo atividades)

Semana 9:

Saúde e Corpo (Partes do corpo, expressar sintomas)

Semana 10:

Viagens e Transporte (Vocabulário de transporte, diálogos em aeroportos)

Semana 11:

Clima e Estações (Vocabulário do tempo, descrevendo o clima)

Semana 12:

Revisão e Avaliação (Revisão de conteúdos, avaliação final)

 

Avaliação e Feedback

Avaliações:

Realizar avaliações periódicas para medir o progresso dos alunos.

Feedback:

Fornecer feedback constante e ajustar o plano conforme necessário para atender às necessidades dos alunos.

 

Materiais Adicionais

Recursos Online:

Aplicativos de aprendizado, vídeos e músicas em inglês.

Livros de Texto:

Livros específicos para iniciantes em inglês.

Atividades Interativas:

Jogos de vocabulário, quizzes e projetos práticos.

 

Este plano de aula oferece uma estrutura clara e abrangente para ensinar inglês a iniciantes, garantindo que os alunos desenvolvam habilidades básicas de comunicação de forma divertida e eficaz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima